Secretaria encontra mais cinco macacos mortos em Rio Preto


A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto (SP) anunciou nesta quarta-feira (22) em uma reunião que mais cinco macacos foram encontrados mortos nessa semana no município. De acordo com a pasta, três estavam na zona sul e dois na região central, um deles no colégio Cardeal Leme, onde já tinha sido encontrado um macaco morto.

Em Rio Preto, dois macacos já foram encontrados mortos e com a febre amarela como causa desde o ano passado. A secretaria afirmou que, a princípio, quatro animais tiveram a morte identificada por motivos externos, como atropelamento. Um deles foi encontrado carbonizado, e só um morreu de causa natural. Materiais de todos foram encaminhados para exames.

Em todos os bairros onde os animais estavam, um trabalho de bloqueio e orientação foi feito. Nesse ano 24 macacos foram encontrados mortos em Rio Preto e em um deles foi confirmada a febre amarela. Outros 15 resultados de exames são aguardados.

“Cada vez mais temos registrados causas externas nas mortes de macaco, um deles foi encontrado carbonizado. Um outro também morreu vítima de traumatismo. Estamos tomando as providências como bloqueio da área, nebulização em todas essas regiões”, afirma o secretário de Saúde Eleuses Paiva.