Exposição leva historia do HCâncer ao Congresso Nacional


De 21 de novembro a 1º de dezembro, quem passar pelo principal corredor da Câmara dos deputados, em Brasília, terá a oportunidade de conhecer um pouco da história do Hospital de Câncer. Nesse período, a exposição “Hospital de Câncer de Barretos: a Trajetória do Hospital do Amor” estará sendo exibida no Corredor Ulisses Guimarães, por onde passam aproximadamente 3 mil pessoas por dia. A data coincide com o Dia Nacional de Combate ao Câncer, 27 de novembro.

Jales Notícias

A exposição fala da fundação pelos pais do Henrique Prata, em novembro de 1967, o início do trabalho, os números de atendimentos por estado e atividades como carretas e unidades de prevenção fixas pelo país. Todas as dez unidades (entre elas Barretos, Campo Grande-MS, Juazeiro-BA,Porto velho-RO e Fernandópolis) estão contempladas na mostra, com destaque para uma tela exclusiva sobre a Unidade 3 em Jales.

Jales Notícias

A exposição foi inaugurada pela gerente de captação de recursos, Adriana Mariano dos Santos, e pelo médico responsável pelas unidades de prevenção, Raphael Haikel Júnior, com a presença do deputado Antônio Jacome - presidente da Frente Parlamentar de Combate ao Câncer, e do deputado Dr. Sinval Malheiros.

É a primeira vez na história do Congresso que um hospital expõe neste espaço, uma área nobre dentro da Câmara com 100 metros de exposição (50 de cada lado).

“A exposição mostra que o hospital tem o maior banco de tumores da América Latina, ensino e pesquisa, ressalta as formas de captação de recursos que implantamos e a ajuda de voluntários, como a AVCC. A exposição nos ajudará muito na captação de emendas com os deputados e senadores”, disse Adriana Mariano.