Outubro Rosa é tema de ações de saúde nas ESFs de Jales


No decorrer do mês de outubro a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com SAE/CTA – Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento, preparou uma programação especial para as ESFs–Estratégia de Saúde da Família em comemoração à campanha “Outubro Rosa”.

As ações começaram no dia 11, na ESF Setuo Suetugo (São Jorge), em que também participaram as equipes das unidades do Jardim Oiti e Jardim Municipal. Durante toda a manhã, as mulheres fizeram testes rápidos de hiv, sifilis, hepatites B e C. Além dos testes preventivo, fizeram limpeza de pele, consultoria de produtos de beleza, com representantes da Mary Kay e avaliação odontológica. No local, ainda foi oferecido um coffee break e a distribuição de brindes para as participantes.

No dia 14 a ação se realizou na ESF Luis Ernesto Sandi Mori (Jacb), juntamente com os profissionais do Jardim Novo Mundo e Jardim Arapuã. Na tarde do dia 18, as mulheres que frequentam a ESF Uniamérica participaram da ação. A unidade contou com o apoio do pessoal que atende a área rural do município.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Patrícia Albarela, as ações desenvolvidas são um meio eficaz de conscientizar as mulheres da importância de realizar o autoexame. “Hoje em dia muitas mulheres trabalham, cuidam dos filhos, da casa e acabam deixando de lado sua saúde, por não ter tempo de se cuidar. É por meio dessas ações que conseguimos conscientizar a sociedade para a importância da prevenção no combate contra o câncer”, explicou ela.

A campanha continuou nas demais unidades de saúde da cidade. No dia 19 de outubro, na ESF Shiguero Kitayama (Roque Viola); no dia 21, na ESF Francisco Xavier Rego (Paraíso), no dia 24, no Núcleo Central de Saúde e no dia 27, o evento será no SAE/CTA.