Votuporanga se torna Diocese com abrangência sobre 25 cidades


Dom Moracir, primeiro bispo de Votuporanga

Votuporanga se tornou neste sábado (22) uma diocese da igreja católica na região noroeste paulista. O fato foi comemorado com uma missa que reuniu autoridades católicas da cidade e também do país.

A missa foi na catedral de Votuporanga, que ficou lotada. Alguns fiéis acompanharam a cerimônia de posse do primeiro bispo da cidade do lado de fora da igreja. Dom Moacir Aparecido de Freitas tomou posse e será responsável pela diocese que tem 25 cidades da região.

Mais de 200 padres e bispos de todo Estado de São Paulo estiveram na missa. O arcebispo e cardeal Dom Orani Tempesta, do Rio de Janeiro, mas que já foi bispo de São José do Rio Preto também participou da cerimônia. “As paróquias passam ter o bispo in loco, na sede, próximo delas e isso facilita a resolução dos problemas, a conversa fica melhor com o bispo próximo”, diz o novo bispo.

Ordenação de Dom Moacir Aparecido

Segundo a Rádio Assunção, que é ligada à Igreja Católica, a Diocese de Votuporanga é composta por 28 paróquias e 25 municípios e abrange uma superfície de 7.694 Km².

A população da nova diocese é de 237.380 habitantes. A diocese conta com 33 padres diocesanos e um religioso, 12 seminaristas, 4 religiosas e 4 diáconos permanentes. A escolhida para ser a Catedral da Diocese foi a Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida de Votuporanga, a maior e mais antiga igreja da cidade, e está localizada na praça central da cidade. A Diocese de Votuporanga é composta pelas seguintes cidades: Álvares Florence, Américo de Campos, Buritama, Cardoso, Cosmorama, Floreal, Gastão Vidigal, Lourdes, Macaubal, Magda, Monções, Nhandeara, Nova Luzitânia, Parisi, Paulo de Faria, Planalto, Pontes Gestal, Riolândia, Sebastianópolis do Sul, Tanabi, Turiúba, União Paulista, Valentim Gentil, Votuporanga e Zacarias.