Uva de Jales é destaque no programa Nosso Campo, da TV TEM


Antonio Polachini está todo orgulhoso das uvas que plantou em Palmeira d'Oeste (SP). Ele está na atividade há mais de 30 anos e vem apostando em novas variedades. Ele contou para o Nosso Campo que será a primeira colheita da uva vitória.

Essa é uma uva que não tem sementes e foi desenvolvida pela Embrapa de Jales há 2 anos. Antonio acredita que investir em novas variedades faz o agricultor sair na frente da concorrência e aumentar os lucros. Ele plantou 500 pés da uva vitória e deve colher 20 toneladas até o final da safra. Uma das vantagens é o custo de produção menor. A economia gira em torno de 4%. Antonio conta que, quando trabalha com outras variedades, é preciso pulverizar de 2 a 3 vezes por semana. Já nas áreas com uva vitória, ele repetiu o trabalho apenas 8 vezes no ciclo de 4 meses.

Uva desenvolvida pela Embrapa de Jales

A resistência ao míldio também é outro ponto importante. A doença, a principal das videiras, deixa as folhas amareladas e prejudica todo o desenvolvimento da fruta. O pesquisador da Embrapa Dimas Garcia Maia explica que a vitória surgiu do cruzamento de uvas selecionadas. A busca foi para conseguir uma com maior resistência a doenças, doce e produtiva.

Veja reprotagem completa exibida neste domingo 09/10/2016 AQUI