'Caminhada Passos que Salvam' 2016 será no dia 27 de novembro


O Hospital de Câncer de Câncer de Barretos lançou oficialmente a “Caminhada Passos que Salvam”, que está na quinta edição. O projeto tem o objetivo de esclarecer e despertar a atenção da população para os primeiros sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes. A ação, coordenada pela instituição, acontece simultaneamente no mesmo dia e hora e deve envolver mais de 400 cidades em 15 estados.

A meta segundo a coordenadora da caminhada, Naima Kathib, é alcançar mais de 500 municípios do Brasil neste ano. “No início tudo era apenas um sonho e hoje é realidade. Só tenho a agradecer a todos que contribuem para o sucesso da caminhada. Isso é muito importante para o Hospital e para o diagnóstico cada vez mais cedo da doença em crianças e adolescentes”, contou.

Para o diretor médico da unidade infantojuvenil do Hospital de Câncer de Barretos, Luiz Fernando Lopes, os índices de cura baixos se deve, sobretudo, a falta de conhecimento da doença. “São baixos se comparados aos europeus ou norte-americanos. No Brasil temos uma taxa de 55%, enquanto nos EUA temos 95% de cura. Mas as cidades que estão caminhando estão trazendo as crianças cada vez mais cedo ao Hospital. Isso é o resultado que queremos”, afirmou o médico.

O lançamento foi realizado no North Shopping Barretos e contou com a presença de representantes da Secretária da Educação e da Saúde de Barretos. A caminhada mobiliza vários segmentos da sociedade como prefeituras, escolas, universidades, academias, comércio e indústria, famílias de pacientes, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, entre outros, e tem ajudado também na captação de recursos do Hospital.

Parceria

O evento ainda contou com o lançamento de um carimbo e um selo comemorativo da caminhada, feito em parceria com os Correios, empresa amiga da instituição. O carimbo estampará as correspondências confiadas à Agencia Central dos Correios da Cidade, no período de 09 de setembro a 08 de outubro. Já o selo personalizado mostra o desenho representativo da ação.

”É com muita alegria que estamos aqui no lançamento. Temos que parabenizar o Hospital pela excelência no trabalho prestado em busca das melhores condições de tratamento, especialmente às crianças e adolescentes. Para salvar vidas é imprescindível a determinação. Essa caminhada é desafiadora e cheia de amor. Caminhar é preciso”, disse o vice-presidente de logística dos Correios, José Furiam Filho.

A “Caminhada Passos que Salvam” acontece em novembro, no dia 27. Venha caminhar conosco!