Governo credencia HCâncer como Unidade de Alta Complexidade


O Ministério da Saúde atendeu às manifestações da população e credenciou no SUS o Hospital de Câncer de Jales e a Unidade de Prevenção de Fernandópolis. A notícia foi dada pela gerente de captação de recursos do Hospital, Adriana Mariano dos Santos, na sua página no Facebook, no fim da manhã desta quarta-feira, 14 de setembro.

Foto postada pela gerente. Temer durante o anúncio

“Anúncio do Credenciamento de Oncologia pelo SUS da unidade de Jales, dois credenciamentos da unidade de Fernandópolis e credenciamento do serviço bariátrico do Hospital de Barretos pelo ministro Ricardo Barros e pelo presidente Michel Temer.A partir de hoje somos CREDENCIADOS!!!”, escreveu na legenda de uma foto do presidente Michel Temer.

Em Jales, a unidade atende cerca de 1.200 pacientes por dia e possui atendimento ambulatorial, oncologia clínica, radioterapia, diagnóstico por imagem, centros cirúrgicos, endoscopia, colonoscopia e exames laboratoriais, além de contar com internação e um centro de terapia intensiva. Em Fernandópolis, o Instituto de Prevenção atende cerca de 2000 pacientes por mês, realizando exames preventivos de colo de útero, câncer de próstata e de mama. A estimativa é que o credenciamento proporcione um aumento de aproximadamente R$8 milhões anuais nos cofres do Hospital de Câncer de Barretos, além de abrir as portas para apresentação de emendas parlamentares.

ALTA COMPLEXIDADE

Anúncio do credenciamento

O Hospital de Câncer de Jales está credenciado como Unidade de Assistência de Alta Complexidade com Serviço de Radioterapia. A unidade de Fernandópolis credenciada como Serviço de Referência para Diagnóstico de Câncer de Mama, Lesões Precursoras de Câncer de Colo de Útero.Além do serviço de assistência de alta complexidade ao indivíduo com obesidade da Fundação Pio XII. Ambas devem começar a receber os recursos do SUS já a partir do próximo mês.

Roger DIb e o Ministro da Saúde

Segundo o presidente do Hospital de Câncer de Barretos, Henrique Prata, é um momento para ser celebrado com os dois municípios. “Agora, de fato nasceu o grande sonho de ter duas entidades sendo credenciadas pelo Sistema Único de Saúde. Estamos aqui hoje comemorando. A sociedade agora pode respirar tranquila e desafogar aquela angústia sobre o futuro das unidades. Temos que agradecer muito ao presidente Michel Temer que tomou a providência de pedir o cadastramento das unidade e sentiu a dor que todos nós estávamos sentindo, viu as nossas dificuldades e fez o pedido ao Ministério da Saúde”, contou Prata.

Ele agradeceu especialmente o empenho dos deputados que o ajudaram a conseguir a audiência com o presidente da República e a conseqüente conquista.“Só tenho a agradecer pela ajuda do deputado federal Baleia Rossi e também pelo auxílio dos deputados federais Edinho Araújo, Fausto Pinato e Sinval Malheiros que foram atuantes e também ajudaram nessa conquista”.

NO MAPA

O gerente administrativo da Unidade de Jales, Roger Mauro Dib comemorou, mas ressalvou que a verba ainda não é suficiente para cobrir todo o custeio. “Não dá nem para a metade, mas, pelo menos agora estamos no mapa”.

A presidente da AVCC, Maria Aparecida Iglesias Freitas, a Cidinha, disse que é uma notícia que deve ser comemorada por toda a população. “O credenciamento consolida o nosso hospital.Isso vai dar uma maior tranqüilidade para a AVCC e para os nossos pacientes porque afasta a ameaça de fechamento. É, sem dúvida, uma ótima notícia e a população também está comemorando com a gente”.