Inscrições para seminário desenvolvido pela ONU se encerram nesta semana


Jales e região terão a oportunidade de buscar qualificação e ampliar seus conhecimentos estratégicos por meio de um seminário com metodologia da ONU (Organização das Nações Unidas) voltada para o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócios.

Trata-se do Empretec, um seminário de 60 horas, que vai acontecer nas dependências da ACIJ (Associação Comercial e Industrial de Jales) entre os dias 3 a 8 de outubro.

Segundo Carla Carina Bussoloti, analista do Sebrae e gestora do PAE na região, durante uma semana o participante se dedica exclusivamente ao seminário. Antes, porém, os candidatos passam por uma entrevista com uma psicóloga para uma avaliação do seu perfil para verificar se ele deve fazer o seminário.

Carla Carina Bussoloti

Carla explicou que o Empretec é um evento bastante esperado pelos empresários que já foi realizado em Jales há alguns anos e deverá repetir o sucesso dessa primeira edição.

“Não se trata de um curso motivacional.O Empretec trabalha a base comportamental do candidato. Ele vai estimular o comportamento para que o empresário tenha uma desenvoltura, uma proatividade maior para ir atrás do que ele deseja no dia-a-dia dele, independente de ser profissionalmente ou pessoalmente. O Empretec aflora os comportamentos empreendedores nos candidatos e a base do plano de negócios, frisando a importância do planejamento na vida empresarial”.

Para participar do Empretec é necessário ter mais de 18 anos e vontade de empreender. “Não necessariamente é preciso ter o objetivo de montar uma empresa. Apenas ter o perfil empreendedor”.

O QUE É

Empretec 2016 - Jales Notícias

As dez características trabalhadas são: busca de oportunidades e iniciativa; persistência; correr riscos calculados; exigência de qualidade e eficiência; comprometimento; busca de informações; estabelecimento de metas; planejamento e monitoramento sistemáticos; persuasão e rede de contatos; independência e autoconfiança.

No Brasil, o Empretec é realizado exclusivamente pelo Sebrae e capacita em torno de 10 mil participantes ao ano. A metodologia consiste em aplicação de jogos simulados, exercícios, atividades específicas, palestras, material didático, trabalhos dentro e fora de sala,. em 60 horas de capacitação durante seis dias.

As inscrições podem ser feitas até a próxima quinta-feira,dia 8. Outras informações podem ser obtidas com Carla Carina Bussoloti, Hélio ou Alex, atendentes do posto do Sebrae na ACIJ.