Ministério diz que HCâncer de Jales está apto ao credenciamento


Os processos de credenciamento do Hospital de Câncer de Jales e da Unidade de Prevenção de Fernandópolis já foram aprovados e encaminhados ao Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas do Ministério da Saúde, aguardando apenas a publicação das portarias.A informação consta do Ofício 229/2016 enviado à AVCC de Jales em resposta ao movimento #CredenciaJá! promovido pela entidade com apoio de toda a sociedade em junho último. Extraoficialmente, espera-se que as portarias de credenciamento sejam publicadas até as eleições de outubro.

Cidinha Iglesias à frente da #CredenciaJá!

De acordo com o Ofício, o Hospital de Câncer de Jales está apto a ser credenciado como Unidade de Assistência de Alta Complexidade com Serviço de Radioterapia.

A unidade de Fernandópolis encontra-se apta a ser credenciada como Serviço de Referência para Diagnóstico de Câncer de Mama, Lesões Precursoras de Câncer de Colo de Útero.

Segundo a presidente da AVCC, Maria Aparecida Iglesias Freitas, a resposta do Ministério da Saúde é resultado de um ofício enviado pela entidade em 5 de julho, pedindo o recredenciamento. O pedido foi acompanhado por um abaixo assinado com mais de 30 mil assinaturas de toda a região, um álbum de fotos com aproximadamente 40 registros das manifestações e outros documentos.

“São respostas técnicas que dizem que o hospital está apto, inclusive para procedimentos de alta complexidade como cirurgias mais complexas, e está nos trâmites normais para sair. Eles acreditam que em setembro ou outubro teremos uma resposta, mas não é oficial”.