Festa destaca importância do motorista para o desenvolvimento do país


O Dia do Motorista, comemorado em 25 de julho, em Jales também é lembrado com a Festa do Motorista e Encontro de Caminhoneiros. É sempre uma data onde a situação enfrentada por esses profissionais é festejada como forma de descontração ou de discussão em torno das demandas dessa categoria tão importante para a economia nacional. A festa acontece há 29 anos e este ano está programada para os próximos dias 29 e 30.

Trio Brasil na Festa do Motorista - Jales Notícias

O presidente do Sindicato dos Motoristas de Jales e Região, José Roberto Duarte da Silveira avalia que toda homenagem que se presta ao caminhoneiro é muito pouco pelo que ele representa e pelas dificuldades que enfrenta no seu dia-a-dia. Diferente das outras profissões, o motorista de caminhão não tem horário fixo de trabalho, nem o conforto de uma residência, pois dorme e se alimenta sempre em locais diferentes, muitas vezes sem a segurança necessária para que possa ter uma qualidade de vida digna.

José Roberto destaca a importância de se atender às necessidades desses profissionais para que possam continuar transportando as riquezas do país, pois, como afirmou, se parar o transporte terrestre, o país também para, porque os transportes ferroviário, fluvial e aéreo existem, mas não são significantes como a categoria dos caminhoneiros

Os números mostram bem o peso dessa categoria, constituída por cerca de 12 milhões de profissionais no país, sendo que na área de atuação do sindicato de Jales são 51 municípios com mais de seis mil profissionais representados. É por isso que o sindicato está sempre presente nas lutas por melhorias que envolvem o respeito às jornadas de trabalho e descanso em locais adequados, além da melhoria das estradas, para reduzir o número de acidentes.

Os empresários devem se atentar para essas questões, como destacou o presidente do sindicato, lembrando que no momento está sendo discutido o marco regulatório do transporte, além de algumas alterações na legislação que precisam ser bem definidas, contribuindo para melhorar a situação dos motoristas e das próprias empresas.

A Festa do Motorista é o momento mais importante da região para render essa homenagem a esses profissionais, em uma grande confraternização, junto com seus familiares. Tanto que passou a ser um evento aguardado durante o ano inteiro, por muitos motoristas, para comemorar o Dia de São Cristóvão, que é também o seu dia.

É essa representação que faz com que a festa cresça a cada ano, com a participação da população de Jales, das cidades que compõem a base territorial do sindicato e de várias partes do estado e dos estados vizinhos, trazendo sempre shows com artistas consagrados e muitas atividades de lazer para o público.