Enfermagem é curso mais concorrido no Vestibulinho da Etec


O crescimento do Hospital de Câncer, a boa administração da Santa Casa e o grande volume de atendimento do AME, além do crescente número de clinicas e consultórios particulares de praticamente todas as áreas estão se refletindo na área de ensino em Jales.

Pelo quarto semestre consecutivo, o curso técnico de Enfermagem é o mais concorrido no “vestibulinho” da Escola Técnica Dr. José Luiz Viana Coutinho, em Jales. O curso figura entre os preferidos dos candidatos desde o primeiro semestre de 2015, quando ficou em segundo lugar, perdendo apenas para o curso de Agropecuária Integrado ao Ensino Médio.

Segundo balanço publicado pelo Instituto Paula Souza, que administra as Etecs, o curso de Enfermagem noturno foi novamente o mais procurado do vestibulinho do 2º Semestre de 2016 com demanda de 3,03 candidatos por vaga. Em segundo lugar aparece o curso de Administração noturno com 2,08 candidatos por vaga. (veja quadro)

A diretora da Etec Jales, Luzia Corsini Dejavite, confirma que a liderança do curso se deve ao amplo e crescente mercado de trabalho que busca os alunos, antes mesmo deles terminarem o curso. “A Etec tem um prazo para emitir o diploma, mas frequentemente os formandos procuram a direção para pedir pressa nessa liberação. Eles alegam que foram aprovados em concursos ou processos seletivos ou ainda que foram contratados por particulares e que precisam apresentar o diploma o quanto antes”.

Outros cursos exigem trabalho redobrado de divulgação dos profissionais da Etec, mas com o de Enfermagem acontece o contrário: a quantidade de candidatos por vaga cresce a cada semestre.

Luzia Corsini também acredita que a qualidade e a credibilidade do ensino oferecido pelas Etecs é outro fator de aumento da demanda. “Recentemente o jornal britânico The Guardian publicou uma reportagem falando elogiando a qualidade do ensino oferecido pelas Etecs e Fatecs do Estado de São Paulo. Essa qualidade é um dos fatores que atraem os estudantes porque eles procuram cada vez mais se fortalecer para o mercado de trabalho”.

No dia 19 de junho, mais de 158 mil inscritos farão a prova para concorrer a uma das vagas oferecidas para os Ensinos Técnico, Técnico integrado ao Médio na modalidade EJA e Especialização Técnica, além de vagas remanescentes de segundo módulo. A demanda por curso e unidade está disponível no site www.vestibulinhoetec.com.br. VEJA TABELA