Frente fria derruba temperatura em Jales. Fim de semana terá mínima de 12ºC


Os equipamentos da Estação Automática do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciagro), órgão ligado à Secretaria Estadual de Agricultura, registraram uma temperatura poucas vezes percebida em Jales.

Na quarta-feira, 27, os termômetros marcaram incríveis 7,7º C e na quinta-feira marcaram 8ºC. A sensação de frio era ainda maior por causa de chuva considerável em toda a região e as temperaturas máximas, que também ficaram bem abaixo do que o jalesense está acostumado. Na quarta-feira ficou em 19,4ºC e na quinta em 21,8ºC. Na sexta-feira os termômetros não passaram de 16,2ºC, com mínima de 12,7ºC às 5 da manhã.Na quarta-feira, 27, o pluviômetro da estação registrou 50,3mm de chuva.

Moradores tentam se aquecer ao sol

FRENTE FRIA

O frio e a chuva agradaram a maioria, já que não chovia em Jales desde 11 de março. Naquele dia choveu aproximadamente 15 mm e as temperaturas máximas ficam em torno de 27ºC. De lá pra cá, o tempo se manteve seco e quente com máximas ultrapassando diariamente os 33ºC e superando os 35ºC, como no dia 21 e 31 de março, 1º,4,7 e 10 de abril. O extremo aconteceu nos dias 5 e 9 quando os termômetros superaram 36ºC, temperatura atípica para o mês e véspera da Facip, quando os freqüentadores costumam usar camisas, botas e jaquetas.

A responsável pela mudança foi uma frente fria que derrubou as temperaturas em todo sul e sudeste do país e parte do centro oeste. As temperaturas mínimas bateram recordes em São Paulo e Rio de Janeiro e desceu a -4ºC na serra catarinense.

A chuva traz garantia aos produtores na região mantendo o saldo de água no solo disponível pelas plantas positivo, porém trás preocupações relevantes a respeito das doenças favorecidas pela queda da temperatura e aumento da umidade relativa do ar.

A previsão do Instituto Climatempo indica que o fim de semana permanece com temperatura mínima em torno de 12ºC e máxima em torno de 24ºC. Sem previsão de chuva.