Viveiro Municipal passa a abrir de segunda a quarta-feira durante a pandemia


O Viveiro Municipal de Jales passará a abrir somente as segundas, terças e quartas-feiras durante a pandemia. A medida foi necessária para evitar aglomerações e preservar a vida de pessoas que frequentam o local. O horário de atendimento continuará sendo das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h.

Há 23 anos o viveiro localizado na rodovia Victorio Prandi, saída para Dirce Reis, km 1, produz mudas com o objetivo de aumentar a arborização em Jales, reflorestar áreas rurais e recuperar as Áreas de Preservação Permanente (APPs), através da oferta de árvores nativas, exóticas, frutíferas e paisagísticas para a comunidade.


O espaço é de responsabilidade da Prefeitura de Jales, por meio de sua Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente e possui uma capacidade de produção de aproximadamente 170 mil mudas anuais.

A secretária Sandra Gigante, que visitou o viveiro na manhã da segunda-feira, dia 18 de janeiro, lembrou que entregas beneficentes são feitas para escolas, creches e entidades, onde o responsável vai até a sede da secretaria de Agricultura, faz um ofício requerendo as mudas, protocola o pedido na Prefeitura e retorna para a secretaria para ser concedida a doação.


Moradores de Jales que possuem residência na cidade também podem solicitar mudas. O procedimento é o mesmo, segundo o responsável pelo Viveiro Municipal, o diretor de divisão, Valdecir Serrilho, que lembrou ainda que doações de até cinco mudas por ano são feitas de forma gratuita para os moradores das áreas urbana e rural.

“As pessoas que forem retirar essas mudas têm que passar na Secretaria de Agricultura, localizada na Rua Nova York, n°1016, no Jardim Monterey. Lá fazem o requerimento cadastrando seus dados e o endereço da casa onde irá plantar. É totalmente gratuita a cota anual de até cinco mudas. Após atingir o limite as outras mudas que serão solicitadas terão uma taxa. No tubete ela é recolhida a R$1,50 a muda, e no balainho com terra e com a muda maior ela sai por R$3,00. Os moradores da zona rural também podem retirar, mas com o pagamento da taxa. Se a pessoa tiver residência na cidade é possível a retirada das cinco mudas anuais grátis”.

Todos os direitos reservados .Todo o conteúdo, incluindo texto,fotos e áudios,protegido pela Lei Federal 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 e pela "Declaração de Hamburgo". Autorizada reprodução desde que citada a fonte.

Contato (17) 98123-6278

ou alexandreribeiro.carioca@gmail.com