Saúde disponibiliza atestado padrão para vacinação de pacientes com comorbidades


A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Comunicação, disponibilizou no site da Prefeitura de Jales, um modelo padrão de atestado médico para a comprovação de comorbidades que será utilizado na vacinação contra a covid-19. Também consta no site a descrição das comorbidades incluídas para a imunização e os grupos prioritários que estão sendo imunizados contra a doença, definidos pelo Plano Nacional de Operacionalização do Ministério da Saúde.


Todas as informações estão disponíveis dentro do menu covid-19, que pode ser acessado na página principal do site, que também disponibiliza o boletim epidemiológico publicado diariamente, a lista de vacinados, além de todos os gastos do município relacionados ao coronavírus, que podem ser acessados através do ícone Transparência.

De acordo com informações da enfermeira da Vigilância Epidemiológica, responsável pelo setor de imunização, Renata Rachieli, a disponibilização do atestado de comorbidades para médicos da rede particular e SUS facilitará o processo da vacinação para os pacientes, já que é obrigatório para receber a vacina, a apresentação desse documento com a descrição da comorbidade, ou de um laudo laboratorial ou de um lado de exame de imagem realizado nos últimos seis meses.


“O documento deverá ser preenchido pelo médico com a indicação da comorbidade que elege o paciente para a vacinação contra a covid-19, conforme as enfermidades previstas no Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação do Ministério da Saúde e também deverá ser assinado, datado e carimbado com o número do CRM do profissional responsável. Somente com a receita médica não será suficiente para receber o imunizante”, explicou Renata.

Atualmente estão sendo vacinados no município, pessoas com comorbidades (50 anos ou mais); mulheres grávidas e puérperas (até 45 dias após a data do parto) com comorbidades; pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefícios de Prestação Continuada – BPC (de 50 anos ou mais); transplantados (de órgão sólido e medula óssea imunossuprimidos) com 18 anos ou mais; pessoas com Síndrome de Down (18 anos ou mais) e idosos (a partir de 60 anos) que ainda não tomaram a 1ª ou 2ª dose do imunizante.

A vacinação está acontecendo de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h, nas unidades de saúde, com horário marcado, para evitar aglomerações. As pessoas precisam ligar antecipadamente na unidade mais próxima da sua residência para agendar a vacinação ou poderá marcar com o próprio agente de saúde. Vale lembrar que grávidas e puérperas estão sendo vacinadas somente no Núcleo Central de Saúde.

Além do xerox do atestado de comorbidades, assinado e carimbado com o CRM do médico, os pacientes deverão apresentar nas unidades de saúde, CPF e comprovante de residência e também podem antecipar o cadastro no site Vacivida em www.vacinaja.sp.gov.br.