Prefeitura conclui reforma da pista do Aeroporto de Jales

A Prefeitura de Jales concluiu na última semana, as obras de recuperação da pista do Aeródromo Municipal de Jales, na Avenida Guilherme Soncini, popularmente chamado de Aeroporto de Jales. O trabalho começou a ser executado na primeira quinzena do mês de maio pela empresa vencedora do processo licitatório.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Manoel Andreo de Aro, a empresa foi responsável pela recuperação do pavimento da pista do Aeródromo em asfalto tipo C.B.U.Q., com aplicação de materiais, equipamentos e mão de obra. De acordo com o cadastro oficial de aeródromos privados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), o Aeródromo de Jales tem pista asfaltada de 1.300 metros de extensão por 19 de largura. O total de área recapeada é de 28.223 m². As obras tiveram início pela remoção dos materiais “desagregados” do pavimento da pista. “Uma superfície de aproximadamente 28.700 m² foi varrida de forma que todos os detritos fossem retirados, possibilitando que ela ficasse limpa e isenta de poeira. Além disso, foi realizada a limpeza do entorno da pista”, informou o secretário Manoel.

Em seguida, foi feita a pintura de ligação através da distribuição de uma película, de material betuminoso, diretamente sobre a superfície do pavimento existente, já previamente limpo. “Por final foi feita a aplicação de uma camada asfáltica em CBUQ compactado. Depois, a compactação da massa asfáltica foi feita com rolo de pneus assim que a massa asfáltica foi aplicada com a finalidade de dar acabamento e corrigir irregularidades. No final da semana que passou foi concluída a sinalização horizontal da pista com tinta retro refletiva à base de resina acrílica com microesferas de vidro. “A pista do aeroporto estava degradada, cheia de buracos, inutilizável. Após essa reforma que garantiu o recapeamento e a sinalização, vamos poder solicitar autorização junto aos órgãos de controle e fiscalização da Aeronáutica para autorizar o pouso e a decolagem de aeronaves e atrair desenvolvimento para a nossa região. Somos referência em Saúde e, muitas vezes, precisamos de um aeroporto em condições de uso para o transporte de órgãos para serem transplantados, por exemplo. Temos a expectativa de atrair empresas para a nossa cidade, já que muitos empresários nos procuram e manifestam o interesse de vir até Jales de avião em função da distância. São pessoas que têm interesse em investir em nossa cidade e o aeroporto dando condições de acesso, vai facilitar esse processo. É fato notório que um aeroporto abre um grande leque de novas possibilidades para um município, e esse é o nosso objetivo”, ressaltou o prefeito Luis Henrique Moreira.