Feirantes iniciam aulas práticas no Programa Feira do Produtor Rural


A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Sindicato Rural de Jales, iniciou as aulas práticas do Programa “Feira do Produtor Rural” que começou no mês de março com sensibilização dos produtores rurais e as aulas teóricas.

De acordo com a secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Sandra Gigante, a “Feira do Produtor Rural” faz parte do Programa de Incentivo à Capacitação nos Setores de Abastecimento e Segurança Alimentar, que tem o objetivo de convidar interessados em aderir ao programa que oferece gratuitamente diversos módulos de capacitação a todas as pessoas que já trabalham na área, bem como estudantes, empresários do ramo de turismo, produtores de leite, vinho, sucos, cachaças artesanais, biscoitos, bolachas, artesanato, agroindústria e a quem mais se interessar pelo assunto. “A necessidade de criar o Programa Feira do Produtor Rural surgiu pela solicitação dos próprios produtores de hortifrutigranjeiros que acreditaram no sucesso do programa e na possibilidade de ampliação de novos mercados no município de Jales”, frisou Sandra.

Jales Noticias empregos em Jales
No mês de julho foram iniciadas as aulas práticas do Programa Feira do Produtor Rural ministradas pela instrutora Mariley de Castro Almeida da Silva

A coordenadora do SENAR, Lidiane Serra, informou que o programa possui oito módulos e aborda temas como boas práticas na produção de alimentos, segurança alimentar, construção dos estandes, comercialização, escolha do local, a realização da Feira propriamente dita e a entrega dos certificados. O encerramento está previsto para o mês de dezembro.

Sandra Gigante disse que o programa também visa criar mais uma opção de renda ao produtor rural, bem como propiciar a venda direta aos consumidores dos produtos agropecuários produzidos nas propriedades rurais, valorizando a agricultura familiar e a produção agrícola. A secretária aproveitou para agradecer, em nome do Prefeito Luis Henrique Moreira, o presidente do Sindicato Rural de Jales, José Candeo, “que sempre se colocou a disposição para atender os cursos de capacitação solicitados pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente”.