Campanha #FiqueEsperto fala da importância dos cuidados com links


Objetivo é orientar a população para garantir maior segurança e evitar fraudes no ambiente digital

Começiu nesta quarta-feira (13) a quarta fase da campanha #FiqueEsperto, com dicas e informações para a população sobre os cuidados necessários para garantir maior segurança e evitar fraudes no ambiente digital. Neste mês de janeiro, as orientações são sobre os cuidados com os links recebidos, a importância de verificar se o remetente é confiável e evitar download e execução de arquivos a partir do endereço acessado, por exemplo.

Também é recomendável ter um cuidado especial com mensagens que oferecem prêmios e vantagens muito atrativas e não reencaminhar mensagens de origem desconhecida e com links duvidosos.

A Campanha #FiqueEsperto foi lançada em outubro do ano passado e conta com a participação dos setores de telecomunicações, financeiro, de internet, comércio e varejo. Nos dois primeiros meses, outubro e novembro de 2020, o foco da campanha foi oferecer informações para orientar os usuários quanto às medidas para proteger suas contas e senhas. Já em dezembro, as dicas foram para proteger os dados pessoais dos usuários e no próximo mês a campanha focará em cuidados a serem tomados com aplicativos que se fazem passar por outros para enganar os usuários.



Além do hotsite https://fe.seg.br/, as dicas também estão sendo enviadas mensalmente por SMS. Foram enviados ainda e-mails sobre o tema para clientes dos segmentos atendidos por entidades apoiadoras e feitas postagens nas redes sociais.

A iniciativa, liderada pela Conexis Brasil Digital, entidade que representa o setor de telecomunicações, conta com a parceria da Associação Brasileira de Bancos (ABBC), Associação Brasileira de Internet (Abranet), Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Associação NEO, Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Federação Nacional de Bancos (Febraban), Internet Society Capítulo Brasil (ISOC Brasil) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Esta campanha se soma a outras iniciativas do setor de telecomunicações, especialmente neste momento em que a conectividade está sendo ainda mais fundamental para a população manter atividades à distância, como o home office, aulas virtuais e entretenimento.


O Jales Notícias apóia essa iniciativa

Todos os direitos reservados .Todo o conteúdo, incluindo texto,fotos e áudios,protegido pela Lei Federal 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 e pela "Declaração de Hamburgo". Autorizada reprodução desde que citada a fonte.

Contato (17) 98123-6278

ou alexandreribeiro.carioca@gmail.com