ACIJ e Fórum da Cidadania organizam debate com candidatos a prefeito de Jales


Evento deve ser realizado ainda em outubro, na sede da ACIJ; candidatos responderão a perguntas de vários temas, elaboradas pelos integrantes do Fórum da Cidadania

Eduardo Monteiro – Assessoria de Comunicação ACIJ

Representantes de inúmeras instituições jalesenses como entidades de classe, clubes de serviço, sindicatos e associações da área do comércio e da indústria, igreja católica, entre outras, que integram o Fórum da Cidadania de Jales, participaram de uma reunião, realizada pela primeira vez de forma virtual, na noite da última terça-feira, 29 de setembro.

O encontro online foi para discutir a possibilidade de realizar um debate entre os três candidatos a prefeito do município de Jales. Concorrem à eleição para o Poder Executivo, Ailton Santana (PV), Luis Especiato (PT), e Luis Henrique Moreira (PSDB).

A sabatina eleitoral é realizada tradicionalmente na Associação Comercial e Industrial de Jales desde 2000, com exceção de 2016, quando a cidade teve candidatura única, mas a pandemia da Covid-19 impôs mudanças significativas para a realização do evento.


A conversa foi mediada pelo coordenador do Fórum da Cidadania, Dr. Carlos Alberto Expedito de Brito Neto, que explicou as novas regras propostas, levando em consideração as medidas de prevenção ao novo coronavírus. “A reunião é para definir se realizaremos o debate e como será feito, já que estamos vivendo um momento que exige muitos cuidados para preservar a saúde de todos os participantes e convidados. A ideia é realizar um evento para uma quantidade limitada de pessoas, restrito apenas aos três candidatos e seus vices, até dois assessores, o presidente ou um representante de cada entidade que integra o Fórum da Cidadania, além da imprensa”, sugeriu.

Durante o bate-papo, todos os representantes das entidades que integram o Fórum da Cidadania foram ouvidos. Representando a Diocese de Jales, o padre Geraldo Trindade, da paróquia São José Operário, destacou a relevância do debate para o futuro político da cidade. “Conversei com alguns padres e com o bispo Dom Reginaldo Andrietta, e nós achamos, com unanimidade, que é muito importante a realização do debate, pois a população tem o direito saber as propostas dos candidatos”, opinião compartilhada por praticamente todos os participantes da reunião.

Dr. Frederico Marques Neves, presidente da Associação Paulista de Medicina - Regional Jales, acrescentou a necessidade dos cuidados sanitários. “Concordo com a importância do debate, desde que sejam respeitadas as normas de prevenção”, justificou.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Jales, Leandro Rocca, ofereceu o salão de festas da entidade para sediar o debate. “É um espaço amplo, com capacidade para mais de 300 pessoas, mas como estaremos em menos de 50 pessoas presentes, vamos respeitar o distanciamento entre cada um e todos ficarão bem acomodados”, propôs.

Depois de serem ouvidos, todos os participantes votaram pela realização do debate. A data pré-definida foi o dia 29 de outubro, uma quinta-feira, às 20 horas, a depender da disponibilidade e confirmação das coligações. Poderão participar, além dos três candidatos e seus vices, dois assessores, o presidente ou um representante de cada instituição integrante do Fórum da Cidadania e os veículos de imprensa da cidade. O evento será transmitido pelas redes sociais da ACIJ e emissoras de rádio interessadas. As perguntas e temas a serem debatidos durante duas horas serão elaborados pelo Fórum da Cidadania e sorteados ao vivo, antes do início do debate.

Todos os direitos reservados .Todo o conteúdo, incluindo texto,fotos e áudios,protegido pela Lei Federal 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 e pela "Declaração de Hamburgo". Autorizada reprodução desde que citada a fonte.

Contato (17) 98123-6278

ou alexandreribeiro.carioca@gmail.com